Mas será o Batman?

Subida da Campista. Cabulosa.

Ainda bem que o quadro da bike é de alumínio, caso contrário, o sal do meu suor já o teria consumido. A subida da estrada da Campista, que começa no Paiol Grande e termina no Pesca na Montanha é de fazer a gente suar feito numa sauna. O suor mina da testa, escorre pelo nariz, pelo queixo, encharca a camisa, as alças da mochila… ô desgraça.

Desde o início de dezembro que eu não pedalava pelas serras. Tenho mantido o treino, mas o levantamento de trilhas estava estacionado. Viajei com o Vitor e Artur pelo norte da Patagônia e tive que dar um tempo neste trabalho. Os posts desta viagem estão no meu blog da ESPN:
http://espn.estadao.com.br/eliseufrechou/post/234811_ROLES+PATAGONICOS+EL+BOLSON
http://espn.estadao.com.br/eliseufrechou/post/235620_ROLES+PATAGONICOS+CAJON+DEL+AZUL
http://espn.estadao.com.br/eliseufrechou/post/236565_ROLES+PATAGONICOS+CERRO+CATEDRAL+E+FREY

Anteontem o Silvério Nery me passou uma mensagem dizendo estar livre para um pedal no dia do aniversário de Sampa. Resolvemos tentar a trilha do Batman, que segundo o Paulão Menezes, seria fácil de achar. Fácil pra quem sabe, e eu, que não sou muito inteligente, vivo caindo nessa história.

Partimos de casa às 09h20, e pedalamos os 19km de asfalto até o ponto onde deveríamos entrar na terra. Eu conhecia o início, ou melhor, a saída do asfalto para a trilha, mas logo nos primeiros 200 metros já apareceram 2 possibilidades de caminho. Seguimos a segunda, que parecia ser a mais óbvia para desembocarmos na estrada do bairro do Baú.

Assim que saímos do asfalto da Campista, uns 300m após a entrada do caminho de terra que vai para o Bauzinho, subimos até um mirante no qual avistamos a Pedra do Baú. De lá, a trilha desce, sobe maqis um morro e entra numa floresta. Daí pra frente, a trilha estava bem suja, apesar de marcada. Muitos galhos, derrubados pelos temporais, impediam nossa pedalada, e o jeito foi empurrar mesmo. Mais uns metros, e outra bifurcação que descia nos levou a um campo de unhas-de-gato, uma famigerada planta cheia de espinhos. A trilha, que devido a erosão típica, deve ter sido muito usada para o motocross, era bastante estreita devido as voçorocas e por mais um certo tempo tivemos que segurar as bikes morro abaixo.

Visual diferente do Bauzão

Segundo topo, daí pra frente, a trilha entra numa floresta e desce em direção ao B. do Baú

Aos poucos, após um pinheiro marcado com uma seta, a trilha foi abrindo e o pedal se tornou possível. Saímos, umas centenas de metros à frente, numa clareira com 3 trilhas, na qual tivemos que adivinhar o caminho, e assim foi por mais 2 vezes. Felizmente acertamos e conseguimos sair em uma casa onde perguntamos sobre o caminho para a estrada do bairro do Baú. De lá, a estrada é sinalizada, e mais 2 horas com parada para um lanche, e chegamos em São Bento.

Na verdade, não estou bem certo de que trilha fizemos é o Batman que o Paulão havia me indicado. Nesta mesma região existem várias trilhas como o Tombo certo, Serrote e Serrotinho, então vou esperar repetir com os brothers para saber se fomos pelo caminho certo ou emendamos trilhas.

Acho que se a intenção do Silvério era de descansar nesse feriado, ele vai ter que descansar é hoje, no trabalho!

Na florestinha após os topos. a trilha vai ficando cada vez mais cheia de obstáculos.

Anúncios
    • Gustavo
    • 28 de janeiro de 2012

    A entrada do Batman não seria naquela porteira a direita subindo a Campista de terra logo depois da saída da trilha do Detó ?

    • Gustavo
    • 28 de janeiro de 2012
  1. Oi Gustavo, acho que na direção onde iamos seguindo, a porteira seria o final, mas daí, a trilha que seguimos não seria o Batman, pode ser o Serrote ou Tombo certo. Você tem idéia de qual é? Enfim, obrigado pela dica, agora eu tenho uma idéia mais clara de onde começa o Batman, que seria uns 400m antes da trilkha que descemos. Valeu.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: